segunda-feira, 25 de maio de 2009

A Terra do Vinho


Por lee Carvalho

A mais deliciosa tradição da Itália é fazer do vinho parte da refeição. Refeição sem vinho para um italiano é como refeição sem sobremesa para um espanhol: incompleta.
Esta é uma tradição secular, pois o antigo império grego já chamava a Itália de Enotria, a terra do vinho.
Sábios gregos! A Itália é mesmo a terra do vinho, pois além de ser um grande produtor mundial ao lado da França, é o pais que tem mais tipos e nomes de vinhos no planeta.
Esta diversidade acontece por causa da onipresença da vinha: praticamente não existe um pedaço de terra em que não se cultive uva para se fazer vinho. Seja ele para consumo próprio ou revenda.
O italiano presa muito pelas variedades de uvas nativas, pois é muito apegado à sua herança particular e tem consciência de que esse patrimônio é um grande trunfo. Até o mais humilde italiano é um especialista em vinho. Conhece as variedades de vinhas, indicam combinações e são bastante orgulhosos de sua produção.
Se você não é um iniciado, uma boa surpresa é o vermentino produzido na Sardenha. Os vinhos desta região conservam a tradição mediterrânea; são doces e com alto teor alcoólico. O sucesso dos vinhos desta ilha se deve a combinação de três fatores: o clima perfeito para os vinhedos, a preservação de uma boa parte de sua herança em tipos de vinho e a presença de produtores de talento, entre eles algumas cooperativas.
Esta é uma palavra mágica. Cooperativa significa: preço baixo!
A estrela é o Vermentino di Gallura; o único vinho da Sardenha com denominação de origem controlada e qualidade garantida. Porém não é um vinho de fácil acesso, certamente você não o encontrará na prateleira de um mercado de cooperativa. Já o Vermentino di Sardegna é um bom vinho, com bom preço e está em todos os lugares.
Como é um vinho branco seco, macio e frutado forma um par perfeito com moluscos crus ou cozidos, massas com frutos do mar e peixes grelhados ou cozidos. Tudo em abundancia na Ilha!
Mas atenção! Cuidado para não se empolgar com os baixos preços. Vinhos abaixo de três Euros podem acabar se tornando uma grande dor de cabeça.
Se você não está de malas prontas para a Itália e ficou com água na boca, a boa notícia é que algumas importadoras brasileiras possuem o vinho em seu catálogo. O desprazer, há sempre um nos rondando, será pagar muito mais por uma garrafa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário